postado em 29/10/2008 10:29
QUETTA - Pelo menos 160 pessoas e morreram e milhares ficaram desabrigadas no terremoto que sacudiu a região sudoeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, na manhã desta quarta-feira (29/10), anunciou o governo.
O terremoto, de magnitude 6,4 segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos, aconteceu às 5h10 locais (21h10 de Brasília, terça-feira). O epicentro foi localizado 70 km ao nordeste de Quetta e 185 km ao sudeste de Kandahar.
O tremor devastou várias localidades da região de Ziarat, na província de Baluchistão, 50 quilômetros ao leste de Quetta, a capital provincial. Os serviços de sismologia do Paquistão avaliaram a magnitude do tremor em 6,5 graus na escala Richter.
A maioria das vítimas viviam em localidades de relevo irregular. Os moradores foram surpreendidos pelo tremor no momento em que dormiam e várias casas de barro desabaram por deslizamentos de terra.
"Um total de 160 pessoas morreram", declarou o porta-voz de um ministro provincial, Zamarak Khan. "Quase 6 mil pessoas perderam suas casas", acrescentou. Pelo menos oito povoados dos arredores de Ziarat sofreram danos e um deles ficou completamente destruído, segundo a polícia local.
As autoridades locais temem que o balanço de vítimas aumente e pediram a ajuda de equipes médicas e socorristas. O Exército paquistanês enviou equipes de reconhecimento e de resgate à área da tragédia.