postado em 30/10/2008 07:57
GUWAHATI - Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em uma série explosões, provavelmente atentados, registradas nesta quinta-feira (30/10) no estado de Assam (nordeste da Índia), informou a polícia local.
Ao que tudo indica 11 explosões sincronizadas afetaram, em menos de uma hora, Assam e sua principal cidade, Guwahati - alvo de três bombas que deixaram sete mortos -, às 11h30 locais (4h de Brasília), segundo a agência oficial Press Trust of India.
Um oficial da polícia afirmou que mais de 30 pessoas das 100 feridas estão em situação crítica. Um balanço anterior registrava 20 mortos. Os canais de televisão exibiram cenas de pânico e pessoas feridas sendo levadas para hospitais em meio a veículos carbonizados.
Uma das explosões destruiu um mercado de frutas en Guwahati, muito próximo de edifícios do governo regional de Assam e da Assembléia Provincial. O nordeste da Índia forma uma enclave entre o Butão e a China pelo norte, Mianmar pelo leste e Bangladesh pelo oeste.
Os estados indianos de Manipur, Nagaland, Assam, Meghalaya, Tripura e Mizoram são, em diversos graus, cenários de insurreições separatistas e atos de violência intercomunitárias que, desde a independência da Índia em agosto de 1947, deixaram 50 mil mortos.
No estado de Assam, o grupo rebelde Frente Unida de Libertação de Assam (ULFA) luta desde 1979 pela independência. Os conflitos na região, famosa pelas plantações de chá, provocaram 10 mil mortes em 20 anos.