postado em 30/10/2008 15:48
Cerca de 22% dos lares americanos viram o filme promocional do candidato democrata Barack Obama, com uma duração de 30 minutos, divulgado na noite de quarta-feira (29/10) no horário nobre de várias redes de televisão, segundo cifras provisórias de audiência publicadas nesta quinta-feira pelo instituto Nielsen.
Com 21,7% de audiência, este spot excepcional, que custou entre três e cinco milhões de dólares, segundo especialistas, registrou um índice elevado de audiência, confirmam os primeiros comentários do New York Times.
Embora o índice seja inferior ao dos três debates na televisão entre os dois candidatos às eleições americanas, é sensivelmente superior ao obtido em 1996 pelo candidato independente à Casa Branca, Ross Perot, que participou de um filme semelhante.
O spot de Ross Perot havia sido visto por 16,8% dos lares, segundo o instituto Nielsen.
O primeiro debate entre Barack Obama e John McCain, no dia 26 de setembro, foi assistido por 34,7% dos lares americanos; o segundo, de 8 de outubro, por 42% e o de 16 de outubro, por 31%, segundo o instituto.