postado em 01/11/2008 20:14
O candidato republicano à Casa Branca John McCain atacou neste sábado (01/11) o adversário Barack Obama por seu grau de patriotismo, lembrando uma declaração do aspirante democrata de que sua campanha eleitoral lhe havia devolvido a fé nos americanos.
Em ato eleitoral em Springfield, Virgínia, três dias antes das eleições, McCain criticou Obama por suas declarações, num momento em que as pesquisas coincidem em considerá-lo perdedor ante aquele que poderá se tornar o primeiro presidente negro da história do país. "Esta foi uma longa campanha mas temos aprendido muito, muito sobre o senador Obama", disse McCain.
"Ele disse outro dia que sua vitória nas primárias havia devolvido a ele a fé nos Estados Unidos. Meu país não teve que me provar nada, meus amigos. Sempre acreditei nele tendo a honra e a humildade de servi-lo".
O ataque a Obama - considerado "patético" entre os democratas - recebeu os aplausos de centenas de simpatizantes republicanos.
Obama repetiu em vários discursos que o sucesso de sua campanha lhe havia devolvido a fé nos americanos. E voltou a essa reflexão num comício neste sábado em Henderson, Nevada: "Vinte e um meses depois, minha fé nos americanos ficou comprovada (...) devido a vocês".