postado em 03/11/2008 10:24
Bagdá - Uma série de atentados com explosivos deixou nesta segunda-feira (03/11) pelo menos sete mortos e outras 33 pessoas feridas no Iraque. Seis das mortes ocorreram na capital, Bagdá, quando duas bombas explodiram em Tahariyat, durante a hora do rush da manhã. A polícia informou que 21 pessoas ficaram feridas, incluindo dez policiais e duas mulheres. O local dos atentados é predominantemente xiita.
Abdul-Sahib Salman Qutub, um dos três subsecretários do Ministério do Petróleo, sofreu ferimentos leves quando uma bomba explodiu em sua casa. No momento do ataque ele se preparava para seguir para o trabalho. O motorista do funcionário ficou gravemente ferido.
Em Baquba, 60 quilômetros a nordeste de Bagdá, um carro-bomba explodiu em um estacionamento, perto da sede do conselho provincial, matando um policial. Oito pessoas ficaram feridas neste ataque, entre elas cinco policiais.
Também hoje, o primeiro-ministro Nouri al-Maliki se mobilizou para proteger a minoria cristã, que sofreu uma série de ataques neste mês em Mossul, no norte do país. Perto de 13 mil cristãos fugiram da cidade neste mês, ainda que alguns deles já tenham retornado.
O Parlamento iraquiano aprovou uma legislação hoje que volta a garantir assentos em conselhos provinciais para os cristãos e outras minorias religiosas. A medida era vista como o último empecilho à realização de eleições provinciais no próximo ano.