postado em 03/11/2008 13:41
DUBLIN - A aldeia de Moneygall, no centro da Irlanda, se preparava nesta segunda-feira (03/11) para celebrar a vitória esperada do candidato democrata à eleição presidencial americana Barack Obama, que tem um ancestral originário desse local.
"Bem-vindo no país de Obama" anunciam faixas orgulhosamente instaladas na entrada da cidadezinha de 250 habitantes. "A ligação com o senador Obama remonta a seis gerações, quando seu ancestral Fulmuth Kearney emigrou" em 1850, explica o cônego local, Stephen Neill. Fulmuth Kearney era um antecedente distante da mãe de Obama. Com a aproximação das eleições, amanhã nos Estados Unidos, "a excitação é grande", acrescenta o religioso.
O pub local, o "Ollie Hayes's Bar", transmitirá, também, a cobertura do dia da votação. E a prefeitura espera o resultado do pleito para tomar uma decisão sobre o futuro do local onde a família do ancestral de Obama possuía uma loja de sapatos, informa o cônego. O estabelecimento desapareceu depois, como todos os membros da família Kearney, com exceção de alguns primos distantes.
A cidadezinha cruza os dedos e sonha com uma visita "presidencial" desse filho. O cônego conta com a intervenção do primeiro-ministro irlandês Brian Cowen, que nasceu no condado de Offaly onde fica Moneygall, para convidar "o presidente" Obama a fazer uma visita à aldeia de seu antepassado.
Cerca de 34 milhões de americanos assumem uma descendência irlandesa, como os ex-presidentes Ronald Reagan, John F. Kennedy, e Bill Clinton.