postado em 03/11/2008 15:52
O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, conversou por telefone com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, para preparar a reunião de cúpula do G-20 no dia 15 de novembro em Washington, informou o Kremlin nesta segunda-feira (03/11).
Medvedev e Brown "destacaram a necessidade de esclarecer posições antes deste importante evento", anunciou o serviço de imprensa do Kremlin em comunicado.
Ao conversar sobre as relações bilaterais, os dois líderes "fizeram uma avaliação positiva dos últimos contatos russo-britânicos, além de destacar a importância de manter um diálogo e se puseram de acordo para continuar os contatos no futuro", acrescentou o texto.
As relações russo-britânicas passaram por uma crise depois do assassinato por envenenamento com polônio do ex-espião russo Alexander Litvinenko, visto como um detrator pelo Kremlin, em novembro de 2006 em Londres.
O presidente russo e Merkel, por sua vez, "se puseram de acordo para manter contatos em nível de especialistas", segundo outro comunicado do Kremlin.
Medvedev e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, também conversaram por telefone sábado sobre a próxima reunião de cúpula do G-20.