postado em 05/11/2008 18:26
Cabul - O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, informou nesta quarta-feira a morte de 40 vítimas civis, entre elas mulheres e crianças, durante um bombardeio de forças internacionais a um ppovoado do sul do Afeganistão.
Karzai "condenou o ataque no qual 28 pessoas ficaram feridas em Shah Wali Kot, um distrito da província de Kandahar", assinala um comunicado do gabinete presidencial. "Neste momento, temos novas vítimas civis. Isso tem que acabar", declarou o presidente.
Segundo moradores, o ataque foi realizado na segunda-feira, durante uma festa de casamento. O correspondente da AFP encontrou, na aldeia de Wacha Bajta, 80 km ao norte de Kandahar (sul), um panorama desolador: prédios em ruínas e restos humanos, em meio a gritos e dor que substituíram, brutalmente, a alegria de uma festa.
O exército dos Estados Unidos confirmou ter havido um "incidente" no local e que "civis ficaram feridos ou talvez tenham morrido", e anunciou que abriria uma investigação, mas sem divulgar detalhes. A província de Kandahar é berço e um dos feudos dos talibãs.
"Nossa primeira e mais importante demanda (ao presidente Obama), nossa prioridade é pôr um ponto final aos ataques contra civis no Afeganistão. A guerra contra o terrorismo não deve ser travada em aldeias afegãs", destacou Karzai em entrevista à imprensa.