postado em 08/11/2008 17:52
Um carro das Nações Unidas foi roubado neste sábado (08/10) em frente ao aeroporto de Cabul, aumentando as preocupações de que militantes possam usar o veículo como carro-bomba ou para atentados aos escritórios da Organização. Autoridades das Nações Unidas e a polícia afegã estão em busca do Toyota Land Cruiser, um veículo branco identificado com letras azuis típicas das Nações Unidas.
A via principal que está sendo vigiada no momento é a estrada que leva ao palácio presidencial. A estrada é extremamente vigiada, mas os veículos das Nações Unidas têm passagem livre pelo local. A política de Cabul está ajudando nas buscas, e um oficial definiu o roubo do veículo como questão de segurança máxima.
Nos últimos meses, as Nações Unidas intensificaram a segurança de sua missão no Afeganistão. Além disso, foi instalado um portão de segurança em frente ao escritório principal em Cabul, e grandes barreiras de cimento foram colocadas nas imediações, devido aos rumores de ameaças contra as Nações Unidas.
Os veículos da Organização - como os que são usados no Programa Mundial de Alimentação - têm sofrido ataques no Afeganistão enquanto viajam pelas províncias do país. Mas a Organização não tem sofrido ataques em grande escala desde 2003, quando um ataque a bomba em Bagdá matou 22 membros das Nações Unidas, entre eles o brasileiro Sergio Viera de Melo, e mais de 150 pessoas que estavam nas proximidades.