postado em 12/11/2008 10:19
NOVA DÉLHI - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, que os laços entre ambos países constituem uma "associação muito importante", anunciou nesta quarta-feira (12/11) um comunicado do governo indiano.
Obama ligou para Singh para dizer que seu novo governo quer trabalhar com a Índia em relação a todos os assuntos internacionais, segundo o comunicado. O premiê respondeu que as relações bilaterais são muito boas. "Mas não podemos estar contentes com o statu quo", acrescentou. Obama indicou que deseja ir à Índia já no início de sua presidência.
A imprensa indiana sugeriu nos últimos dias que Barack Obama teria ignorado os indianos ao telefonar antes para outros dirigentes do planeta, como o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, vizinho e irmão inimigo da Índia.
Na segunda-feira Singh assegurou que o presidente eleito teria tentado contactá-lo, mas que ele se encontrava nos países do Golfo.
Em 5 de novembro, o chefe de Governo indiano saudou a "extraordinária" vitória de Obama e o convidou a visitar a Índia o quanto antes possível. De fato, Singh é muito ligado a Bush. Ambos conseguiram em outubro, depois de três anos de negociações, um acordo indo-americano de cooperação em termos nucleares civis.