postado em 13/11/2008 18:35
Paris - Os vôos da companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM sofrerão fortes perturbações a partir de sexta-feira, quando os pilotos da empresa começarão uma greve de quatro dias para protestar contra o aumento da idade de trabalho para 65 anos.
A partir das 00H00 hora de Paris (22H00 GMT de quinta-feira) metade dos vôos de média e longa distância da empresa serão cancelados "a partir de todas as escalas", indicou a própria Air France. "Podemos esperar que haja cancelamentos mais graves dos vôos de longa distância nos dias seguintes", advertiu a companhia.
Três dos principais sindicatos de pilotos da Air France-KLM protestam contra uma emenda ao Código da Aviação Civil e ao orçamento da Previdência Social para 2009. Outro sindicato de pilotos, no entanto, decidiu não convocar seus filiados para a paralisação por considerar que "esta reforma é uma opção".
A emenda foi votada no dia 1º de novembro pelos deputados franceses, e aumenta a idade de aposentadoria em atividade de vôo de 60 para 65 anos a partir de 1º de janeiro de 2010.
Os grevistas pedem ao Senado francês, que na segunda-feira examinará o orçamento da Previdência Social, que anule a emenda.
A greve deve durar até as 24H00 (22H00 GMT) de segunda-feira, mas pode se estender para além deste prazo, já que a insatisfação com a nova emenda trabalhista também atinge outras categorias profissionais.