postado em 16/11/2008 14:17
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou neste domingo (16/11) que pode "fazer qualquer coisa" para proteger o líder foragido do Talebã Mullah Mohammad Omar em troca de paz.
Karzai disse a repórteres que pode oferecer proteção, mesmo se isso significar desafiar os parceiros internacionais do Afeganistão, que poderiam removê-lo de seu cargo ou deixar o país.
"Se eu ouvir de Omar que ele quer vir para o Afeganistão ou fazer uma negociação de paz, eu, como presidente do Afeganistão, farei qualquer coisa para oferecer-lhe proteção", declarou Karzai. "Se eu disser que quero dar proteção a Omar, a comunidade internacional tem duas escolhas, remover-me de meu cargo ou deixar o país."
Mas o presidente acrescentou que seu governo ainda não está pronto para fazer tal oferta a Omar, que liderou o governo do Talebã de 1996 a 2001 e é procurado pelos Estados Unidos, que oferecem milhões de dólares para quem o entregar. "Tenho que ouvir da liderança do Talebã que eles querem trazer a paz ao Afeganistão. Eles precisam provar isso", disse Karzai.