postado em 18/11/2008 08:40
GAZA - A ONU retomou nesta terça-feira (18/11) a distribuição de ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, depois que Israel autorizou a organização a transportar mantimentos apesar do bloqueio imposto ao território palestino.
"A distribuição acontece em pequenas quantidades, que transportamos na segunda-feira. As provisões vão durar alguns dias, não semanas", disse o porta-voz de Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), Chris Gunnes.
Israel autorizou na segunda-feira a entrada em Gaza de 33 caminhões com alimentos, medicamentos e equipamentos médicos em Gaza, que está fechada há duas semanas por causa da violência.
De acordo com Gunnes, leite em pó, que custam milhares de dólares, foram desperdiçados durante a inspeção da mercadoria efetuada pelas autoridades israelenses.
"Abriram os pacotes. O leite se espalhou por todas os lados", disse Gunnes. "Os bebês não devem ser punidos e privados de leite. Não conheço bebês que disparam foguetes e não sabia que leite para bebês podia ser usada como pólvora para foguetes", acrescentou.
Em períodos de normalidade, a UNRWA distribui ajuda alimentar a 750 mil pessoas em Gaza, ou seja, metade da população do território.
Israel impõe um bloqueio à Faixa de Gaza desde que os radicais do Hamas tomaram o poder pela força em junho de 2007, expulsando da administração o partido Fatah do presidente Mahmud Abbas.
A Faixa de Gaza está completamente fechada desde 5 de novembro, data em que teve início uma onda de violência que compromete a trégua em vigor há cinco meses.