postado em 18/11/2008 20:00
Uma patrulha israelense cruzou a fronteira com o Líbano hoje, mas se retirou após ter sido alertada sobre a invasão pelas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) que estão no país árabe ao sul do rio Litani. As informações partiram do Exército do Líbano. "Em continuidade às violações em curso da resolução 1701 da ONU, uma patrulha do inimigo israelense, com oito soldados, cruzou a linha da retirada israelense entre os vilarejos de Kfar Shouba e Halta (no Líbano), 60 metros dentro do território libanês", disse o comunicado.
Um contingente de tropas indianas da força de paz da ONU na região "fez a patrulha se retirar", acrescentou o comunicado. Um oficial do exército libanês disse à AFP que a patrulha israelense justificou aos soldados indianos que a violação de fronteira não foi intencional. A resolução 1701 da ONU trouxe um final à guerra de 34 dias entre Israel e o grupo militante xiita Hezbollah em 2006.
Tropas da ONU monitoram a chamada "Linha Azul", que define os pontos da retirada israelense de 2000, ano em que o Hezbollah expulsou os israelenses do sul do Líbano após décadas de ocupação. A ONU não reconhece a linha da retirada de 2000 como uma fronteira formal de demarcação entre Líbano e Israel. As informações são da Dow Jones.