postado em 19/11/2008 16:45
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, substituiu hoje o general Bernardino Soto na chefia das Forças Militares. No lugar de Soto foi apontado o contra-almirante Cíbar Benítez para o principal posto militar do país. Lugo qualificou a medida como "um ato normal e natural da vida institucional". "As pessoas passam, as instituições ficam", disse Lugo, durante uma breve mensagem antes da formação de cadetes e comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha. A cerimônia ocorreu no distrito Capiatá, na periferia de Assunção.
"Podemos falar que o general Soto é um genuíno soldado", disse Lugo, que assumiu a presidência em 15 de agosto. O novo chefe dos militares disse que suas decisões serão baseadas "em uma análise prévia dos interesses da nação, de maneira a garantir a soberania e a integridade necessárias para o desenvolvimento do país".
Ontem, Lugo negou que haja um clima de tensão entre os chefes das Forças Armadas por uma suposta ingerência do ministro da Defesa, general da reserva Luis Bareiro. O novo comandante apontou que assumirá as funções "com o propósito de fortalecer a instituição a fim de servir ao povo". Soto apontou sua saída como "um evento normal na vida profissional de um oficial".