postado em 19/11/2008 17:08
O ex-líder da maioria no Senado, Tom Daschle, aceitou o convite do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para ser o secretário de Saúde e Assistência Social da próxima administração, de acordo com um funcionário do Partido Democrata informou o The Wall Street Journal. Daschle deverá desempenhar um papel importante na ambiciosa agenda de Obama para a saúde pública no Congresso.
Daschle foi um dos primeiros políticos democratas a manifestar apoio à candidatura Obama, no início das primárias. Como veterano de Washington e do Capitólio, Daschle traz conhecimento sobre como levar em frente projetos de lei no Congresso. Ele tem um interesse particular pela saúde pública e é co-autor de um livro publicado neste ano, O que Podemos Fazer sobre a Crise no Sistema de Saúde.
Natural de Aberdeen, Dakota do sul, Daschle representou seu estado natal no Senado entre 1987 e 2004, quando foi derrotado na quarta tentativa de se reeleger. Desde então, ele tem sido conselheiro do escritório de advocacia Alston e Bird, atua como professor visitante na Universidade de Georgetown e trabalha no Centro para o Progresso Americano, um "think tank" do Partido Democrata.