postado em 19/11/2008 20:45
Um grupo de universitários que acendeu uma fogueira foi apontado como culpado por acidentalmente iniciar um dos três grandes focos de incêndio no estado norte-americano da Califórnia. O fogo, já controlado, destruiu cerca de mil casas e aproximadamente 168 mil quilômetros quadrados. Uma fonte anônima informou a polícia que dez estudantes se reuniram na semana passada perto de uma casa abandonada nas montanhas de Montecito, em Santa Barbara, disse hoje o xerife do condado Bill Brown.
Os estudantes, com idades entre 18 e 22 anos, aparentemente acreditavam que apagaram o fogo antes de partir. Porém, não é raro que o fogo se inicie de novo dias depois, dependendo do clima e dos ventos. Segundo Brown, aparentemente não houve má-fé.
A região do sul da Califórnia começou a receber auxílio estadual e federal. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou a região área de desastre, possibilitando o envio de ajuda federal para os locais atingidos. No ano passado, os incêndios causaram prejuízo de mais de US$ 518 milhões à Califórnia, maior valor na história.