postado em 20/11/2008 12:38
WASHINGTON - O Museu da História dos Estados Unidos, um dos favoritos dos americanos, reabre suas portas na sexta-feira na esplanada do "Mall" de Washington, depois de dois anos de obras e um investimento de 85 milhões de dólares.
O presidente George W. Bush inaugurou quarta-feira o museu reformado e prestou homenagem a seu "tesouro": a famosa bandeira de listras e estrelas que inspirou o hino nacional.
A imensa bandeira de 10x9 metros data da guerra de 1812 contra os britânicos. Quando tremulava no pico de um forte em Baltimore (este), inspirou um poema do jovem Francis Scott Key, testemunha dos combates.
Entre as novidades do museu está um raro exemplar do Discurso de Gettysburg, escrito pela própria mão do presidente Abraham Lincoln em 1863.
Em um ambiente mais espaçoso e iluminado, o Museu da História americana, inaugurado em 1963, guarda objetos como "o uniforme militar de George Washington, uma das primeiras invenções elétricas de Thomas Edison, o escritório no qual Thomas Jefferson rascunhou a Declaração da Independência e também as luvas de boxe de Mohammed Ali", enumerou Bush.