postado em 21/11/2008 17:03
Nairóbi - Piratas somalis libertaram nesta sexta-feira (21/11) um cargueiro grego transportando produtos químicos, que haviam seqüestrado em setembro, anunciou uma fonte queniana.
"Os piratas libertaram o navio", declarou Andrew Mwangura, representante queniano do programa de assistência aos marinheiros.
Piratas somalis estão atualmente em poder do Sirius Star, um superpetroleiro saudita com uma carga de 300.000 toneladas de petróleo.
De acordo com o Escritório Marítimo Internacional (BMI), 94 navios foram atacados por piratas somalis desde janeiro. Trinta e oito destes barcos foram seqüestrados, e 17 ainda estão em poder dos piratas.
O "MV Genius", de propriedade de um armador grego mas de bandeira da Líbéria, foi sequestrado, com 19 tripulantes de origem romena, no dia 25 de setembro, em águas do Golfo de Aden, quando seguia para a Europa.
Mwangura não soube dizer se foi pago resgate, mas destacou que isto é comum nestes casos.
O "MV Genius" foi sequestrado no mesmo dia do "MV Faina", um navio ucraniano que transportava tanques de guerra e outros tipos de armamento. O "Faina" ainda está nas mãos dos piratas.
No final de semana passado os piratas somalis sequestraram o superpetroleiro saudita "Sirius Star", com uma carga de 100 milhões de dólares de petróleo, e agora exigem um resgate de 25 milhões de dólares.