postado em 22/11/2008 10:26
O presidente chinês Hu Jintao agradeceu nesta sexta-feira ao seu colega norte-americano George W. Bush por reforçar os vínculos com a potência do Pacífico e manifestou sua esperança em relação ao seu sucessor, Barack Obama.
Hu se reuniu com Bush antes do início da Cúpula Ásia-Pacífico no Peru e "expressou seu apreço" pelos "avanços nas relações obtidos nos últimos anos", disse à imprensa o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Liu Jianchao.
"Também manifestou sua esperança de que o próximo governo norte-americano possa reconhecer a importância dos vínculos entre China e EUA, assim como reconhecer a importância que a questão de Taiwan tem nessas relações", acrescentou.
A China considera Taiwan parte de seu território e exige que todas as nações reconheçam apenas Pequim como o governo legítimo.
Hu convidou Bush para retornar à China após o fim do mandato do presidente norte-americano no dia 20 de janeiro para que continue "mantendo uma influência positiva nas relações" entre ambos os países, ressaltou o porta-voz.
Pouco antes, a Casa Branca havia ressaltado que Bush sentiu "uma pequena nostalgia" durante sua última reunião com Hu no posto de chefe de Estado.