postado em 26/11/2008 20:22
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, suspendeu a participação da Bolívia no Pacto Andino de Promoção Comercial e Erradicação das Drogas, alegando que o país não tem cooperado com os esforços para combater o tráfico de entorpecentes. A suspensão será válida a partir de 15 de dezembro. Em nota, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, afirmou que se a Bolívia melhorar seu desempenho sob os critérios do programa de combate às drogas, o país pode voltar a ser beneficiário do pacto.
O Pacto Andino de Promoção Comercial e Erradicação das Drogas foi instituído em 2002 como uma prorrogação e extensão do Pacto Andino de Preferências Comerciais, que remonta a 1991. De acordo com o site da representação comercial dos EUA (USTR), o programa garante livre acesso ao mercado norte-americano para cerca de 5.600 produtos da região andina.
As relações entre os dois países se deterioraram desde que a Bolívia expulsou o embaixador dos EUA no início deste ano, acusando a administração Bush de apoiar opositores do presidente Evo Morales. As informações são da Dow Jones.