postado em 30/11/2008 22:23
WASHINGTON - O presidente George W. Bush enviará a secretária de Estado Condoleezza Rice à Índia nesta semana como "manifestação suplementar da solidaridade dos Estados Unidos para com Nova Délhi depois dos ataques terroristas praticados em Mumbai, informou neste domingo a Casa Branca.
Rice chegará ao país na quarta-feira, em seguida a uma viagem a Londres na terça-feira, como parte de uma reunião da Otan, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Dana Perino.
O presidente George W. Bush havia prometido sábado "apoio total dos Estados Unidos" à Índia, na investigação dos atentados terroristas de quarta-feira em Mumbai, que deixaram pelo menos 172 mortos.
"Prometemos o apoio total dos Estados Unidos num momento em que a Índia investiga os ataques, leva os culpados à justiça e dá continuidade a seu sistema de vida democrático", disse Bush na Casa Branca, ao retornar do feriado prolongado do Dia de Ação de Graças.
"Os assassinos que atacaram nesta semana são brutais e violentos, mas o terror não terá a última palavra", disse Bush.
"O povo da Índia é resistente. O povo da Índia é forte. Construiu uma democracia pujante e multiétnica", declarou.
"As pessoas da maior democracia do mundo podem contar com o fato de a democracia mais antiga do mundo estar a seu lado enquanto se recupera dos atentados", acrescentou Bush.