postado em 30/11/2008 22:34
CABO CAÑAVERAL - A nave espacial americana Endeavour aterrissou neste domingo (30/11) na Califórnia (oeste), com sete astronautas a bordo, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão da Nasa.
"É um final fantástico para um vôo incrível", disse à tripulação Alan Poindexter, funcionário da Nasa, no centro de controle de Houston (Texas, sul).
A nave aterrissou às 13h25, hora local, (21h25 GMT), na base aérea Edwards no deserto de Mojave, devido ao mau tempo na Flórida.
"Estamos felizes por estar aqui na Califórnia", respondeu o comandante da nave Chris Ferguson.
A Endeavour encerrou, assim, a missão de 16 dias no espaço, 12 deles acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), para a qual levou 14,5 toneladas de equipamentos.
O ônibus espacial se desacoplou com sucesso da ISS na sexta-feira, quando pôs fim a uma missão de reparação e reforma da ISS.
Os sete membros da tripulação despediram-se dos três ocupantes da base orbital na quinta-feira, após compartilhar a ceia tradicional de Ação de Graças, a grande festa americana.
Antes de afastar-se definitivamente da estação espacial, a nave Endeavour sobrevoou a ISS a 200 m de distância para filmá-la e tirar fotografias.
Durante a missão, os astronautas da nave Endeavour efetuaram quatro saídas orbitais, durante as quais repararam o sistema de rotação de uma das três antenas solares duplas da ISS, além de limpar e lubrificar os rolamentos do sistema.
Alguns problemas técnicos na instalação da máquina geradora de água, a partir da reciclagem de urina e transpiração, forçou segunda-feira a Nasa a prolongar a missão em um dia.
Esta máquina de 250 milhões de dólares é considerada essencial para duplicar a capacidade de acolhimento da ISS de três atualmente a seis até a primavera de 2009, produzindo por reciclagem 6,8 toneladas de água potável por ano.
Além desta máquina, a tripulação da nave Endeavour entregou um congelador e um forno destinados a experiências científicas no módulo-laboratório americano Destiny, assim como duas cabines suplementares que servirão de quartos de dormir.
A nave também levou nove fornos para aquecer as refeições dos astronautas, assim como um refrigerador e um equipamento para fazer exercícios.
A próxima missão de um ônibus espacial está prevista para fevereiro do ano que vem.