postado em 01/12/2008 16:39
A pior enchente em mais de 20 anos em Veneza forçou moradores e turistas a caminharam por ruas alagadas hoje. Funcionários da municipalidade disseram que o nível do mar subiu 156 centímetros na manhã de hoje, bem acima dos 110 centímetros considerados normais durante o fenômeno da "acqua alta", que ocorre em Veneza nas épocas de chuvas fortes. A prefeitura disparou um alarme para avisar os moradores e turistas. "Poucas ruas estão livres da água", disse Enzo Bon, porta-voz da prefeitura.
Entre os locais afetados está a Praça de São Marcos, paisagem mais conhecida de Veneza, no centro histórico da cidade. Os trabalhadores não conseguiam instalar as pranchas de madeira que são usadas pelos moradores para caminhar pelas ruas durante as enchentes, porque as águas subiram muito rápido. Bon disse que muitas lanchas usadas como táxi em Veneza tiveram de suspender o serviço.
A última vez em que Veneza sofreu uma enchente semelhante foi em 1986, segundo a prefeitura. O recorde, no entanto, ocorreu na destruidora inundação de 1966, quando as águas subiram 196 centímetros e o mar invadiu o Lido de Veneza, parte da cidade que fica entre a laguna e o Adriático.