postado em 03/12/2008 14:12
BRUXELAS - A Rússia está disposta a reiniciar as discussões com a Otan, declarou nesta quarta-feira (03/12) o embaixador russo na Aliança Atlântica, em reposta à decisão da organização de restabelecer progressivamente as relações com Moscou.
"A Otan deu um passo na direção da Rússia, e seria irresponsável não nos posicionar" ao lado dela, disse Dmitri Rogozin à imprensa, depois de os ministros das Relações Exteriores da Aliança Atlântica terem decidido terça-feira recuperar aos poucos suas relações com a Rússia.
A Otan suspendera suas relações de alto nível com Moscou no dia 19 de agosto, uma semana depois do fim do breve conflito russo-georgiano.
"A Rússia está disposta a manter uma reunião informal com a Otan, mas isso não significa que ela não tenha notado uma mudança com a atitude unilateral da Aliança em relação ao regime (do presidente georgiano Mikhail Saakashvili", ressaltou o embaixador russo.
Durante esta reunião, "expressaremos nossas críticas sobre a posição imoral adotada pela Otan em relação aos acontecimentos do mês de agosto", advertiu.