postado em 09/12/2008 21:05
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu nesta terça-feira que seu governo abordará, sem demora, a luta contra o aquecimento global.
Obama e seu futuro vice-presidente, Joe Biden, reuniram-se durante uma hora com o Prêmio Nobel da Paz Al Gore, grande defensor de uma política ativa contra a degradação ambiental. "Nós três estamos de acordo para afirmar que a época do adiamento terminou. A época da negação (da mudança climática) terminou", declarou Obama.
"Acreditamos no que os cientistas dizem há anos: que é urgente, que a segurança nacional está em jogo e que é preciso se ocupar disso de maneira séria. E isso é o que a minha Administração pretende fazer", frisou.
Desde sua derrota nas urnas para George W. Bush, na eleição presidencial de 2000, Al Gore (vice-presidente do governo Clinton) já foi recompensado com o Nobel da Paz 2007, por sua luta contra a mudança climática, e seu filme "Uma verdade inconveniente" conquistou no mesmo ano o Oscar de melhor documentário.
Mesmo que não faça parte do gabinete de Barack Obama, Al Gore será, certamente, um interlocutor privilegiado do presidente no combate pela preservação do meio ambiente. Obama já prometeu uma mudança radical na política para o setor em relação ao governo Bush.