postado em 10/12/2008 09:04
WASHINGTON - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que espera reconstruir a imagem de seu país no exterior, especialmente no mundo islâmico, e que planeja fazer um discurso na capital de um país muçulmano depois de sua posse em 20 de janeiro.
"Acho que temos uma oportunidade única de reiniciar a imagem dos Estados Unidos no mundo e particularmente no mundo muçulmano", afirmou Obama em uma entrevista publicada no site do jornal Chicago Tribune.
Obama disse ter "o desejo implacável de criar uma relação de mútuo respeito e sociedade entre países e povos de boa vontade que queiram que seus cidadãos e os nosso possam prosperar juntos". "O mundo está pronto para esta mensagem", acrescentou.
Obama disse, no entanto, que seu governo não deixará de combater o terrorismo e se referiu aos recentes atentados na capital financeira da Índia, Mumbai. "A mensagem que quero enviar é que seremos implacáveis ao arrasar o extremismo terrorista que vimos em Mumbai", afirmou.
O Tribune afirma que Obama planeja fazer um discurso importante em uma capital islâmica como parte de sua apresentação mundial, mas não o citou diretamente a respeito.