postado em 11/12/2008 15:26
O Equador afirmou nesta quinta-feira que confia na superação de seu "impasse" diplomático com o Brasil após a visita do presidente, Rafael Correa, ao país, onde participará na próxima semana de uma cúpula de governantes sul-americanos na Bahia.
"O presidente vai viajar para uma reunião de vários países latino-americanos e esperamos que o impasse seja superado" na ocasião, disse à Rádio Quito o ministro da Segurança Gustavo Larrea, acrescentando que Correa terá um encontro em separado com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil chamou seu embaixador em Quito, Antônio Marques Porto, após a decisão equatoriana de não pagar um empréstimo de 243 milhões de dólares tomado junto ao brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quito levou o caso a um tribunal internacional.
"Esperamos que este tema seja tratado e que este impasse seja definitivamente superado", disse Larrea. "Se nós consideramos que esse crédito está mal feito, que tem problemas legais, vamos a um tribunal para que o direito internacional prevaleça, e não nossa vontade ou a vontade de uma empresa ou governo", argumentou.
No fim de novembro, o Equador entrou com um processo na Câmara de Comércio Internacional de Paris, alegando que o empréstimo do BNDES nunca entrou em suas contas e foi utilizado pela empresa brasileira Odebrecht para construir uma hidrelétrica na Amazônia equatoriana.