postado em 12/12/2008 07:39
LOS ANGELES - A modelo e atriz Bettie Page, cujas fotografias sensuais fascinaram os americanos e o mundo a partir do fim dos anos 40 e ajudaram a provocar a revolução sexual das décadas seguintes, faleceu na quinta-feira em um hospital de Los Angeles aos 85 anos, informou seu agente.
"Com profunda tristeza pessoal devo anunciar que minha querida amiga e cliente Bettie Page faleceu às 6:41 pm (0h41 de Brasília, sexta-feira) em um hospital de Los Angeles", afirma o agente Mark Roesler em um comunicado.
"Ela morreu em paz, mas sem ter conseguido recuperar a consciência depois de ter sofrido um ataque cardíaco há nove dias", acrescenta a nota. "Ela capturou a imaginação de uma geração de homens e mulheres com seu espírito independente e sua sensualidade sem vergonha. Ela era a encarnação da beleza", completou Roesler.
O funeral está programado para o dia 16 de dezembro no Cemitério Westwood Memorial em uma cerimônia privada.
Page combinou doçura e sexualidade em uma - hoje lendária - série de fotografias durante os anos 50, incluindo o pôster central na primeira revista Playboy, que a chamou de "modelo do século".
Bettie Mae Page nasceu em Nashville (Tennessee, sul dos EUA) em 1923 em uma família pobre, que incluía cinco irmãos. Ela trabalhou como secretária e tentou a carreira de atriz em Hollywood, mas não conseguiu realizar este sonho.
Bettie posou para a primeira série fotos 'pin-up' em 1947. Nos anos 50 suas imagens provocantes de biquíni ou lingerie sexy eram muito populares, quando eram vistas nas paredes de oficinas mecânicas, quartos de estudantes e barracas militares.