Mundo

Na Venezuela, Raúl e Chávez debatem parceria

;

postado em 14/12/2008 09:22
Antes de chegar ao Brasil, onde participará da Cúpula da América Latina e Caribe a partir de terça-feira (16/12), o presidente cubano, Raúl Castro, prestigiou nesse sábado (13/12) o ;sobrinho;, como costuma chamar o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Foi a primeira visita oficial do irmão de Fidel Castro a outro país desde que teve de assumir as funções de chefe de Estado, em 2006. Chávez comparou a visita do governante cubano à viagem de Fidel à Venezuela em 1959, depois do triunfo da Revolução Cubana.

;Damos as mais fervorosas boas-vindas a você, um dos impulsionadores da grande Revolução Cubana. Sua visita é uma honra para nós, Raúl;, disse Chávez ao receber o amigo no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía, norte de Caracas. A visita começou às 11h10 (hora local) desse sábado (13/12). O presidente venezuelano foi ao aeroporto acompanhado de ministros e de uma comitiva militar. ;Estamos aqui uma vez mais, como há 55 anos, quando vim como estudante e cumprindo os ensinamentos de José Martí;, disse Raúl, 77 anos, à imprensa local. Em seguida, os dois governantes foram ao Panteão de Caracas e fizeram uma oferenda floral aos restos mortais de Simón Bolívar, líder militar que lutou pela independência da América hispânica.

Depois, no Palácio de Miraflores, os dois presidentes discutiram as relações entre seus países e falaram sobre os 311 projetos de cooperação econômica e social previstos para 2009. Os números oficiais indicam que cerca de 30 mil profissionais cubanos colaboram com a Venezuela como técnicos agrícolas, treinadores de atletas, médicos e enfermeiros, além de transferirem tecnologia na área de saúde, como vacinas. Em contrapartida, a Venezuela envia a Cuba cerca de 100 mil barris de petróleo e distribuiu 78 milhões de lâmpadas de baixo consumo. Ambos os países também criaram meios de comunicação comunitários e empresas mistas, como no setor energético.

Em 2008, Venezuela e Cuba executaram um total de 76 projetos avaliados em US$ 1,3 bilhão. Entre eles, a recuperação e ampliação da refinaria de Cienfuegos, situada a 250 km de Havana e reinaugurada em dezembro de 2007 com um investimento de US$ 166 milhões. As relações entre os dois países foram renovadas em outubro de 2002, quando ambos assinaram um convênio integral de cooperação. Raúl exerceu o poder de forma interina até fevereiro deste ano, quando foi confirmado como presidente. Fidel, 82 anos, continua afastado da vida pública, depois de passar por uma série de cirurgias no intestino em 2006.

A visita oficial de Raúl ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva será na quinta-feira (18/12), em Brasília. No entanto os dois presidentes se encontrarão antes, na terça-feira (16/12), durante a cúpula latino-americana. Cuba tem estreitado as relações com o Brasil, que já demonstrou interesse em se tornar seu sócio número um.

Críticas à reeleição
Com panfletos, apitos e uma Constituição gigante, um grupo de manifestantes, membros da organização não-governamental Cidadania Ativa, se reuniu na estrada Francisco Fajardo, em Caracas, para protestar contra a emenda constitucional de Hugo Chávez que pode permitir reeleições ilimitadas para presidente. Chávez tenta modificar o artigo 230 para conseguir seu objetivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação