postado em 26/12/2008 17:34
A polícia americana localizou nesta sexta-feira (26/12) o corpo de mais uma vítima de um homem que, vestido de Papai Noel, invadiu uma festa de Natal da ex-esposa na noite do dia 24 e abriu fogo contra cerca de 30 convidados, antes de incendiar a casa e se matar. Agora, são nove o número de mortos na chacina de Natal.
O motivo do assassino, Bruce Pardo, 45 anos, seria o fato de não se conformar com o divórcio. Entre os mortos, estariam a ex-esposa e os pais dela. Pardo aparentemente cometeu suicídio. Seu corpo foi encontrado com um tiro na cabeça manhã de quinta-feira, na casa do irmão, horas depois de ter invadido a festa na casa dos pais da ex-mulher no subúrbio de Covina, Los Angeles.
Pardo, era engenheiro da indústria aeroespacial. Ele bateu na porta da residência pouco antes da meia-noite de Natal. De acordo com a imprensa americana, o engenheiro conseguiu entrar na casa pela porta da frente, já que foi confundido com um eventual contratado para divertir as crianças que participavam da festa. A imprensa informou, inclusive, que ele teria atirado na criança que abriu a porta para ele entrar.
Dentro da casa, Pardo abriu fogo contra os convidados, matando pelo menos nove pessoas. Antes de fugir, o agressor ateou fogo à casa com "um dispositivo bizarro, uma espécie de aerosol preparado para explodir com um detonador de tempo", informou o tenente da polícia Pat Buchanan. Vizinhos afirmaram ter ouvido uma forte explosão antes do início do incêndio.
Pelo menos 80 bombeiros foram mobilizados para apagar o fogo, que destruiu a casa. Os socorristas levaram uma adolescente, de 16 anos, e uma menina, de 8, ambas atingidas por disparos, para o hospital. Uma terceira criança, de 13 anos, ficou ferida levemente, contou o policial.
Após os bombeiros apagarem o fogo, a polícia encontrou os corpos, incluindo o de três pessoas que aparentemente se esconderam no sótão da casa. O total de vítimas fatais subiu para nove depois que os investigadores percorreram a cena do crime durante todo o dia de quinta-feira. O estado dos corpos por causa do incêndio não permite no momento uma identificação imediata. A polícia informou ainda ter encontrado um veículo abandonado nas proximidades da casa com uma grande quantidade de munições e uma bomba artesanal.
De acordo com o tenente Buchanan, o tiroteio foi "muito incomum e chocante". A polícia realiza uma operação de pente fino na casa na tentativa de encontrar provas como cartas ou qualquer outro indício que permita compreender o que motivou a tragédia, segundo revelou ao Los Angeles Times o detetive Antônio Zavala.
O crime de Pardo surpreendeu alguns de seus conhecidos. Segundo os Los Angeles Times, citando um freqüentador da igreja de Pardo, "tratava-se de uma pessoa mais simpática que se podia imaginar". "Sempre era um prazer falar com ele. Ele estava sempre sorridente".