postado em 31/12/2008 10:12
Ao menos 25% dos palestinos mortos desde o início da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza são civis, segundo a Agência das Nações Unidas para ajuda aos Refugiados Palestinos.
"Pelo menos 25% dos mortos são civis e este percentual ainda pode aumentar", declarou nesta quarta-feira Christopher Gunness, porta-voz da agência.
Desde o início, em 27 de dezembro, da ofensiva israelense contra o movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza, quase 400 palestinos morreram e 1.900 resultaram feridos, segundo fontes médicas em Gaza. Segundo a mesma fonte, ao menos 42 das vítimas são crianças.
"As condições para os pais e crianças em Gaza são perigosas e espantosas. Para muita gente é uma situação de vida ou morte", afirmou por sua vez em um comunicado Maxwell Gaylard, porta-voz do coordenador especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio.
Gaylard pediu a reabertura "o mais rapidamente possível" das passagens fronteiriças entre Israel e a Faixa de Gaza, onde a agência da ONU deve proporcionar assistência alimentícia "urgente a 750.000 pessoas".