postado em 02/01/2009 07:49
JERUSALÉM - Centenas de cidadãos estrangeiros fugiam nesta sexta-feira (02/01) dos bombardeios à Faixa de Gaza pelo terminal de Erez, em Israel, no sétimo dia da ofensiva, precisou um porta-voz militar. "O terminal foi especialmente reaberto para permiti-los sair", precisou.
Erez estava fechado desde o início das operações, no sábado, reabrindo de vez em quando para permitir a passagem de número limitado de feridos civis palestinos levados a hospitais israelenses.
Um funcionário do ministério da Defesa havia anunciado antes que cerca de 400 pessoas que possuíam dupla nacionalidade seriam autorizadas a deixar Gaza nesta sexta-feira, a maioria de origem russa; mas há ainda os que têm passaportes de Estados Unidos, Noruega, Turquia, Ucrânia e Belarus principalmente.
As saídas dos estrangeiros acontece num momento em que estão sendo concluídos os preparativos para uma possível ofensiva terrestre em Gaza. O exército israelense ainda proibia na manhã desta sexta-feira a passagem de jornalistas estrangeiros em direção à Faixa de Gaza.