postado em 02/01/2009 13:03
CABUL - Milhares de afegãos foram às ruas na tarde desta sexta-feira (02/01) em várias cidades do país para protestar contra os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. Na capital, Cabul, os manifestantes se reuniram depois das orações em torno de uma mesquita sobre uma colina de Baghi Bala, no oeste da cidade, agitando as tradicionais bandeiras islamitas verdes.
"Entre 2.500 e 3 mil pessoas" estavam presentes na colina, declarou o chefe de polícia de Cabul, general Ayub Salangi. E muitas outros continuavam chegando. Homens de todas as gerações se dirigiam à mesquita gritando seu "ódio" contra Israel, Estados Unidos e "seus aliados".
Alguns queimaram bandeiras israelenses, americanas e britânicas, assim como fotografias do presidente dos Estados Unidos, George Bush, e do primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.
"Estamos aqui para denunciar o sofrimento infligido por Israel a palestinos inocentes. Estamos aqui para defender o Islã e o Alcorão", explicou Mohamed Shafi, um estudante de 19 anos.
Em Herat, a grande cidade do oeste afegão, perto da fronteira iraniana, se concentraram 1.000 pessoas.