postado em 03/01/2009 16:04
GAZA - Pela primeira vez desde o inÃcio da guerra contra o Hamas, há uma semana, Israel utilizou sua artilharia contra o movimento radical palestino, e sua aviação bombardeou uma mesquita, matando 16 palestinos. A ofensiva israelense contra o Hamas, que controla Gaza, matou até agora pelo menos 460 palestinos, entre eles 75 crianças e 21 mulheres, e feriu 2.350, segundo fontes médicas palestinas.
Tanques israelenses foram vistos se deslocando na direção da fronteira oriental da Faixa de Gaza, bombardeada em vários pontos pela artilharia do Estado hebreu. Beit Hanun e Jabaliya (norte), assim como o setor de Khan Yunis (sul), foram os principais alvos, segundo testemunhas. Um jornalista da AFP viu dezenas de obuses sendo disparados contra o norte do território palestino, sobrevoado por aviões israelenses. Esta é a primeira vez que a artilharia israelense entra em ação desde o inÃcio da guerra contra o Hamas, em 27 de dezembro. Assim, uma ofensiva terrestre parece cada vez mais iminente.
Escute a entrevista exclusiva do repórter do Correio Rodrigo Craveiro com o sargento Luiz Cesar Barbosa, do pelotão Givat, das Forças de Defesa de Israel (IDF), que participa da invasão à Faixa de Gaza. A conversa ocorreu pouco antes do inÃcio da ofensiva por terra.