postado em 05/01/2009 07:00
O jornalista libanês Zaki Chehab, de 52 anos, já cobriu importantes conflitos do Oriente Médio, como a guerra civil libanesa, a primeira intifada (levante palestino) e as guerras do Golfo e do Afeganistão. Diretor da rede de TV árabe Al-Hayat, em Londres, e autor de Por dentro do Hamas: a história não contada do movimento fundamentalista islâmico, Chehab falou ao Correio por telefone e previu uma forte resistência dos militantes palestinos. Segundo ele, Israel não terá sucesso em capturar as bases de lançamento de foguetes do Hamas.
Que tipo de resistência os soldados israelenses devem encontrar dentro da Faixa de Gaza nos próximos dias?
Os israelenses deverão se deslocar por regiões mais vazias, como áreas agrÃcolas, na Faixa de Gaza. Eles irão a asssentamentos, como o de Netzarim ; esvaziado dois anos atrás. Praticamente, as Forças de Defesa de Israel vão se movimentar por áreas abertas, o que não deve mudar muito a rotina dos palestinos. Isso porque os soldados estiveram lá por mais de 25 anos e não conquistaram nada. Essa operação também nada vai alcançar, exceto a destruição da infraestrutura palestina.
O senhor espera que a força invasora enfrente fortes combates impostos pelo Hamas?
Definitivamente. Os israelenses não conseguirão se aproximar de áreas mais populosas em Gaza. Ele sabem o que podem esperar. As pessoas estão mais bem treinadas que antes. Os militantes têm tecnologia e equipamentos melhores. No passado, havia armas extremamente simples e em pequena quantidade em Gaza. Agora, Gaza está cheia de armamentos. Os últimos anos deram ao Hamas a chance de adquirir equipamentos. As pessoas receberam muito treinamento de dentro e fora de Gaza e estão mais determinadas a combater Israel. Os palestinos sabem que Israel fracassou ao ocupar apenas uma vila na fronteira com o LÃbano em 2006. Estou certo de que haverá muitas vÃtimas entre os israelenses caso se aproximarem de áreas populosas em Gaza. O que fizeram ontem e hoje foi destruir tudo o que podem em regiões pouco habitadas.
Quais estratégias o Hamas deverá usar para combater Israel?
O Hamas é uma guerrilha, não um exército. Não esperamos um confronto entre dois exércitos. Esperamos uma tática de "atacar e fugir", "combater e se esconder", "lutar e desaparecer". Isso inclui a implantação de minas terrestres, a utilização de franco-atiradores. Isso já está infligindo danos ao exército de Israel. Até a manhã de hoje (ontem), mais de 30 soldados haviam sido feridos. O Hamas também anunciou a captura de dois militares. Alguns moradores e jornalistas de Gaza me telefonaram hoje e contaram que há vários ataques realizados por diferentes facções palestinas. O clima hoje em Gaza é de desafio. Eles afirmaram que as pessoas estão muito determinadas a lutar contra essa agressão israelense e acrescentaram que a paz de Israel depende da desocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. É preciso uma retirada unilateral semelhante à ocorrida entre 2006 e 2007. O Hamas não tem nada a perder e sua infraestrutura não foi destruÃda. Todos os prédios destruÃdos por Israel eram sedes de ministérios da Autoridade Palestina. Israel destruiu 10 mesquitas, e cinco crianças morreram nesses ataques. Mas essas mesquitas pertencem aos palestinos e não ao Hamas.
O Hamas tem homens e armas suficientes para infligir sérios danos às tropas de Israel?
Definitivamente, o Hamas é um movimento bastante popular e se transformou em parte da causa palestina. Qualquer idéia de Israel de desmantelar o Hamas não passa de sonho e não se tornará realidade. A verdade é que o Hamas vai sobreviver. Os militantes estiveram ali por tanto tempo. O Hamas é muito bem organizado. Os lÃderes do Hamas estão muito confiantes. Quando você tem um movimento popular, você não fala sobre números. O Hamas não é uma idéia, é uma crença. Se você tiver um membro do Hamas em sua famÃlia, com certeza toda a famÃlia estará o apoiando. Duas semanas atrás, falávamos sobre diferentes pontos de vista entre o Hamas e outras facções palestinas. Hoje, todos estão unidos.
É possÃvel para Israel desmantelar as bases de lançamento de foguetes do Hamas?
Israel não será bem-sucedido em parar os lançamentos de foguetes do Hamas. Isso não vai ocorrer. A única coisa que dará paz aos israelenses é uma paz apropriada para os palestinos: a desocupação do sul de Israel e o desmantelamento das colônias judaicas. Isso vai dar paz a Israel. Eles precisam desistir de ocupar as terras das pessoas. O problema não são os foguetes. Na verdade, os foguetes são o resultado da ocupação.