postado em 05/01/2009 07:47
JERUSALÉM - Um comboio de ajuda humanitária internacional entrava na manhã desta segunda-feira (05/01) na Faixa de Gaza a partir de Israel, no 10º dia da ampla ofensiva iniciada pelo Estado hebreu contra o movimento radical islâmico Hamas, que controla o território.
"Um comboio de 80 caminhões com ajuda humanitária começou a transitar pelo terminal de Kerem Shalom", disse o porta-voz do coordenador de atividades israelenses nos territórios palestinos, Peter Lerner.
A ajuda - medicamentos e produtos básicos - procede da Grécia, Jordânia, Egito, de empresas privadas e de organizações humanitárias internacionais, em particular a Agência das Nações Unidas de Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA), segundo Lerner.
O porta-voz acrescentou que o terminal de Nahal Oz foi aberto para permitir o envio de 200 mil litros de combustível, destinado principalmente a uma central de energia elétrica de Gaza, assim como 120 toneladas diárias de gás doméstico.
Lerner disse ainda que 200 palestinos com outras nacionalidades - noruegueses, alemães, filipinos, poloneses, romenos, austríacos, espanhóis, franceses e canadenses - serão autorizados a sair da Faixa de Gaza pela passagem de Erez.
A ofensiva israelense, iniciada em 27 de dezembro, provocou a morte de mais de 510 palestinos, segundo fontes dos serviços médicos palestinos.