postado em 05/01/2009 20:52
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, estimou nesta segunda-feira, em Washington, após uma reunião com sua equipe econômica, que "a maior parte" do plano de reativação estará pronta até o início de fevereiro.
"Isto levará tempo, por mais que se acelere o programa, antes de vermos o projeto sobre meu escritório. Mas acreditamos que até o final do mês de janeiro ou a primeira semana de fevereiro teremos a maior parte deste trabalho", disse Obama à imprensa, ao lado de seu futuro secretário da Casa Branca, Rahm Emanuel, e do próximo secretário do Tesouro, Timothy Geithner.
"Sobre o calendário para o plano de reativação, faremos o mais importante este mês, não vamos esperar. A razão de minha presença aqui é que apresentaremos nossas últimas idéias ao Congresso", disse Obama, que assumirá a presidência no dia 20 de janeiro.
"Nesta situação, há uma convergência entre o que defendi durante a campanha e o que a economia necessita hoje: colocar mais dinheiro no bolso do americano comum, que está preocupado com seu emprego".
Aproximadamente 300 bilhões de dólares do futuro plano de reativação econômica, dos 775 bilhões de dólares previstos, deverão ser consagrados a reduzir impostos.
Sobre os outros investimentos do plano de reativação, Obama afirmou que "trata-se de aplicar em empregos que gerem crescimento (...) saúde, tecnologia de informação e energia, que também garantam a competitividade a longo prazo".