postado em 07/01/2009 07:46
PEQUIM - O número dois do Departamento de Estado americano, John Negroponte, iniciou nesta quarta-feira (07/01) uma visita a China para comemorar o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Washington e Pequim.
Para esta viagem de dois dias, Negroponte substitui a secretária de Estado Condoleezza Rice, que cancelou a visita para se dedicar ao conflito israelense-palestino em Gaza.
Além de comemorar o aniversário, Negroponte, que se reunirá com o vice-presidente Xi Jinping e o ministro das Relações Exteriores Yang Jiechi, também abordará outras questões, desde a crise econômica, passando pela Coréia do Norte e o Irã, segundo fontes diplomáticas.
EUA e China estabeleceram relações diplomáticas em 1º de janeiro de 1979, depois que Washington decidiu reconhecer Pequim no cenário internacional, ao invés do antigo aliado Taiwan, governado pelos nacionalistas depois da derrota na China continental para os comunistas de Mao Tsé-tung em 1949.
Negroponte assistirá uma partida de tênis-de-mesa, uma maneira de celebrar a "diplomacia de pingue-pongue" que deu início ao relacionamento entre os dois países.
Em 1971, a China convidou uma equipe americana para um torneio de tênis-de-mesa. No mesmo ano, o então secretário de Estado Henry Kissinger visitou, de modo sigiloso, o primeiro-ministro chinês Zhou Enlai, em um encontro que marcou o início da aproximação entre os dois países.