postado em 07/01/2009 12:03
GAZA - Quase um terço dos 689 palestinos mortos na ofensiva israelense na Faixa de Gaza é de crianças, a maioria vítima da operação terrestre iniciada no último sábado, após uma semana de bombardeios aéreos, informaram fontes médicas nesta quarta-feira (07/01).
A proporção de civis mortos aumentou significativamente desde que as tropas israelenses entraram em Gaza para combater os militantes do grupo radical Hamas. Ao todo, 220 crianças morreram desde o início da ofensiva militar israelense, no dia 27 de dezembro, de acordo com o chefe dos serviços de emergência em Gaza, Moawiya Hassanein.
Agências humanitárias temem que as baixas civis aumentem ainda mais com o avanço das tropas em áreas de Gaza - um dos lugares mais populosos do planeta - com maior densidade populacional.
"Nossa maior preocupação é com o número de crianças e suas famílias fugindo das batalhas e dos bombardeios, ou procurando refúgio porque suas casas foram destruídas ou danificadas", afirmou a agência Save the Children nesta quarta-feira.