postado em 07/01/2009 21:34
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira (07/01) que deve ficar "por pelo menos mais dez anos" no poder, e que já se considera "pré-candidato presidencial" para as eleições de 2012, quando termina seu segundo mandato.
"Diante da perspectiva dos últimos dez anos e olhando para o futuro, digo sem o menor complexo: creio que devo ficar por pelo menos mais dez anos à frente do governo venezuelano", destacou Chávez em um ato para promover a emenda constitucional sobre a reeleição presidencial sem limite.
"Não posso dizer que já sou candidato para 2012, mas posso afirmar que, ao aprovar a emenda, serei pré-candidato presidencial para 2012, porque sinto que ainda não chegou a hora de me retirar".
A Assembléia Nacional (Parlamento), controlada por Chávez, discute um projeto de emenda constitucional para eliminar o limite de reeleição do presidente, que atualmente só pode cumprir dois mandatos consecutivos.
Após passar dez anos na presidência, Chávez estima que precisa de mais dez anos para consolidar sua chamada "revolução bolivariana".
Chávez, reeleito para um segundo mandato, de seis anos, em 2006, deveria abandonar o poder após as eleições de 2012.
A reeleição sem limite era um dos pontos da proposta de reforma constitucional apresentada por Chávez em 2007, que foi derrotada em referendo.