postado em 09/01/2009 11:38
SAN JOSE - Subiu para 14 o número de mortos no terremoto de 6,2 graus Richter que sacudiu o centro da Costa Rica na quinta-feira, depois que as equipes de socorro da Cruz Vermelha local encontraram os corpos de dez pessoas na zona do epicentro.
Os socorristas continuam buscando vítimas na zona mais devastada, próxima à capital San José. O porta-voz da Cruz Vermelha local, Cristián Ana, informou que o número de vítimas pode aumentar.
Segundo a Comissão Nacional de Emergências (CNE), pelo menos 200 pessoas ficaram feridas com o terremoto, em uma dúzia de cidades da zona central do país.
O CNE estima ainda que 600 pessoas estão isoladas em aldeias na região do epicentro, a cerca de 50 km ao norte de San José.
De acordo com a Cruz Vermelha, as comunidades de Vara Blanca e Cinchona estão sem comunicação por terra, já que várias estradas foram bloquedas.
Apenas em Varablanca, cerca de 300 turistas estão isolados em um hotel de luxo, que sofreu sérios danos, disse um funcionário da Cruz Vermelha à imprensa local. Em Cinchona, há informações de carros soterrados e casas destruídas pelo terremoto.
Pelo menos 400 socorristas se encontram na região e "estão tentando chegar a pé" por trilhas, devido à situação das estradas.
A ministra dos Transportes, Karla González, disse que o governo está alugando a maior parte dos helicópteros privados do país (que não tem Exército ou Força Aérea) para chegar às localidades isoladas, mas o clima na região não está colaborando.
O tremor atingiu a zona central da Costa Rica, incluindo a capital, San José, às 13h21 local (17h21 Brasília), segundo o Observatório de Sismologia nacional. O terremoto danificou prédios e provocou cortes no fornecimento de eletricidade em San José, onde vivem cerca de 2,5 milhões de habitantes.
O epicentro foi localizado 4 km a leste do vulcão Poás (situado a 35 km a nordeste de San José), a 6 km de profundidade.
A polícia e os meios de comunicação receberam diversos pedidos de socorro de pessoas retidas em estradas por brechas no asfalto ou deslizamentos de terra.
A CNE decretou o alerta vermelho na grande área metropolitana que envolve as províncias de San José, Cartago, Alajuela e Heredia, "onde ocorreram danos importantes na infra-estrutura, estradas, casas e há até pessoas presas em escombros".
As autoridades advertiram para o risco de desmoronamentos sobre as estradas das regiões montanhosas, enquanto tremores de menor intensidade seguem abalando o país.
O Aeroporto Internacional Juan Santamaría suspendeu temporariamente seus voos, informou o porta-voz do terminal.