Mundo

Hamas lança 20 foguetes e fere 14

Fumaça toma conta da Cidade de Gaza, depois que aviões despejaram papéis com alerta aos moradores: "Nós decidimos expandir a ofensiva"

postado em 11/01/2009 07:00
"A situação está uma porcaria", desabafou Aniela Dayan, de 28 anos, que mora em Ashkelon (sul de Israel) desde 1994. Pela primeira vez em uma semana, ela conseguiu, depois de muito custo, sair de casa. Quando a paulistana entrava no carro, as sirenes antiaéreas tocaram na manhã de ontem e ela se viu obrigada a correr com o filho de 14 meses para o quarto forrado a aço. "Esperei meia hora e tentei ir o mercado, perto de Telavive, o alarme soou novamente", relatou, sem esconder a apreensão. Escute a entrevista completa com a paulistana Aniela Dayan, de 28 anos, moradora de Ashkelon Para a brasileira, o grupo fundamentalista islâmico Hamas quer enlouquecer parte da população de Israel. "Uma hora depois, conseguimos ir para perto de Ashdod, estacionei o carro e ouvi a sirene. É uma situação de desespero", acrescentou Aniela. Pelo menos 20 foguetes disparados ontem a partir da Faixa de Gaza caíram em território israelense. Em Ashkelon, 14 pessoas ficaram levemente feridas e dezenas entraram em estdo de choque. "A situação é desesperadora. Não tenho vontade de sair de casa e muitas pessoas desmaiam ao ouvir o barulho das sirenes", contou Aniela. As farmácias só funcionam para situações de extrema emergência e o comércio está fechado. Uma chuva de quatro foguetes caiu por volta de meio-dia na cidade, deixando três feridos sem gravidade. Segundo o jornal Haaretz, um dos civis machucados tinha destroços de foguetes incrustados no corpo, enquanto dois sofreram lesões devido ao impacto das explosões. Um artefato atingiu em cheio uma casa de quatro andares e outro caiu perto de um prédio residencial. Outros foguetes também tiveram como alvo a região de Eshkol e o oeste de Neguev. Apenas ontem, 16 militares israelenses deram entrada no Barzilai Medical Center, o principal hospital de Askhelon; seis tiveram de ser internados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação