postado em 16/01/2009 18:18
A terra continuou tremendo nesta sexta-feira na Costa Rica, oito dias depois do terremoto que deixou 23 mortos e oito desaparecidos na região turística do vulcão Poas, a 40 km de San Jose. O tremor mais recente, de 3,9 graus na Escala Richter, foi registrado às 05H48 (09H48 de Brasília), informou o Observatório Vulcanológico e Sismológico nacional.
Oito tremores haviam sido registrados na quinta-feira perto do vulcão, onde a procura por sobreviventes fora suspensa por causa do mau tempo. O mais intenso atingiu 4,1 graus na Escala Richter. Os geólogos não descartam a eventualidade de outro terremoto na mesma região, destacou nesta sexta-feira um especialista da Rede Sismológica Nacional (RSN), Guillermo Alvarado.
Em 1841, a primeira capital do país, Cartago, foi destruída por um terremoto, que foi seguido, seis meses depois, por outro, de mesma intensidade, lembrou Alvarado. A mesma cidade foi novamente sacudida duas vezes em 1921, num intervalo de 21 dias, acrescentou, recordando que 48 terremotos abalaram a Costa Rica nos séculos XIX e XX, entre um e quatro anos, em média.