postado em 16/01/2009 18:59
O líder cubano Fidel Castro ainda "trabalha, escreve e acompanha a situação mundial", garantiu nesta sexta-feira à AFP o presidente venezuelano Hugo Chávez, que considera o "comandante" uma espécie de pai espiritual e mantém contato com ele. "Recebi carta de Fidel há uma semana. Todos sabem sobre a saúde dele, eu a conheço muito bem", declarou Chavez, respondendo a crescentes rumores sobre o estado do líder cubano.
No entanto, durante seu programa radiofônico semanal, 'Alô Presidente', o próprio Hugo Chávez, principal interlocutor do velho líder cubano, chegou a fazer algumas referências à situação. "Sabemos que Fidel, aquele que percorria as ruas e povoados com sua figura de guerreiro, com seu uniforme, e abraçando o povo, já não voltará", disse.
Visto em público pela última vez há dois anos e meio, as "reflexões do comandante" na imprensa oficial, seu mais recente veículo de contato, não são publicadas há um mês.
"Dizer que Fidel morreu ou não, só nos leva a conjecturas", disse à AFP Janisett Rivero, do Diretório Democrático Cubano, em permanente contato com a oposição na ilha. "O que podemos dizer é que se sente um maior nervosismo em Cuba, ao mesmo tempo em que aumentou a repressão a opositores nas últimas semanas", assinalou Rivero.