postado em 17/01/2009 17:23
O francês Lluis Colet, de 62 anos, bateu neste sábado, em Perpignan (sul da França), o recorde mundial do discurso mais longo, ao falar sem interrupção durante 124 horas, ou seja, cinco dias e quatro noites.
Colet, funcionário municipal e guia do Museu das Artes e Tradições Catalãs, quebrou o recorde anterior, de um indiano que falou durante 120 horas.
Colet começou a falar às 10h de segunda-feira (12/01) e acabou às 14h deste sábado. Neste tempo, durante o qual foi acompanhado por um médico, Colet não dormiu e só se alimentou com comida leve, com o objetivo de não interromper seu discurso. Ele já havia quebrado o recorde mundial em 2004, depois de falar ininterrumpidamente durante 48 horas.
Nessas 124 horas, Colet alternou textos e poemas de grandes autores com escritos pessoais, e dedicou muito tempo a Salvador Dalí, um artista que venera, e à cultura catalã, a qual defende ardentemente.
"É um grande dia para mim e dedico este recorde a todos aqueles que defendem a cultura e a língua catalãs", declarou Colet depois de quebrar o recorde, quase afônico e visivelmente cansado.
O recorde permitirá que Colet entre para o Livro Guinness.