postado em 18/01/2009 09:29
A Al-Qaeda divulgou um vídeo em que aparece um jovem, armado e falando em alemão, que ameaça com atentados os soldados da Alemanha no Afeganistão, caso não se retirem desse país.
O vídeo, que tem por título "O pacote de salvação para a Alemanha" - parafraseando os programas de ajuda econômica de seu governo -, mostra um homem jovem, com turbante e armado, que diz se chamar "Abu Talha, o alemão", informam o canal de televisão NTV e a revista Der Spiegel em sua página digital.
"Seus soldados não têm certeza em lugar algum", diz o indivíduo, em mensagem de quase meia hora de duração no vídeo datado em outubro de 2008 e que foi divulgado ontem por uma página de internet em língua árabe supostamente vinculada à Al-Qaeda.
O vídeo foi detectado em primeiro lugar pelo IntelCenter de Washington, que o qualificou de "a mais significativa mensagem" de ameaça recebida contra um país europeu determinado. A Alemanha é, depois dos Estados Unidos e do Reino Unido, o terceiro país com mais forças destacadas no Afeganistão. O Parlamento alemão (Bundestag) aprovou em outubro passado por grande maioria prorrogar a missão no Afeganistão em 14 meses e aumentar para 4,5 mil o máximo de soldados presentes, mil a mais do que o limite até então vigente.
A chanceler Angela Merkel ratificou no sábado o compromisso da Alemanha com o Afeganistão, após o atentado perante a embaixada alemã em Cabul, que causou a morte de dois civis e um soldado dos EUA. "A Alemanha manterá seu compromisso com o Afeganistão", disse a chefe de governo, em comunicado.