postado em 19/01/2009 10:22
WASHINGTON - A posse de Barack Obama como presidente de número 44 dos Estados Unidos inclui uma série de cerimônias oficiais, que começaram no sábado, na Filadélfia.
- Segunda-feira, 19 de janeiro: os casais Obama e Biden participarão nas atividades em memória de Martin Luther King, no chamado Dia do Serviço Comunitário, quando os Estados Unidos celebram a memória do líder negro assassinado. À noite acontece o grande "baile da juventude", com entrada livre e gratuita.
Além disso, há jantares em homenagem a três cidadãos que consagraram suas vidas ao serviço público "sem espírito partidário": o senador e candidato presidencial republicano derrotado John McCain, o general Colin Powell e o vice eleito, Joe Biden.
- Terça-feira, 20 de janeiro: a cerimônia começa às 10h local (15h GMT/13h de Brasília) ao ar livre, diante do Capitólio, sede do Congresso. Barack Obama será juramentado ao meio-dia (17h GMT/15h) com a bíblia de Abraham Lincoln e pronunciará seu discurso de posse.
Depois da oração do controverso pastor evangélico Rick Warren, a "rainha do soul" Aretha Franklin, de 66 anos, cantará para o novo presidente. Em seguida, haverá um concerto do quarteto composto pelos músicos Itzhak Perlman (violino), Yo-Yo Ma (violoncelo), Gabriela Montero (piano) e Anthony McGill (clarinete).
A poetisa Elizabeth Alexander, nascida no Harlem, declamará um poema.
Em seguida, o reverendo Joseph E. Lowery pronunciará uma bênção seguida do Hino Nacional cantado pela banda "Sea Chanters", da Marinha americana.
- Desfile de fanfarras de todo o país até a Casa Branca.
- Dez bailes oficiais serão organizados durante a noite em homenagem ao casal presidencial.