postado em 19/01/2009 17:03
O porta-voz brasileiro, Marcelo Baumbach, afirmou nesta segunda-feira (19/01) que o presidente Lula tomou conhecimento hoje da carta enviada neste sábado (17/01) pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Na "carta pessoal", Napolitano expressa sua "profunda surpresa" com a decisão do Brasil de conceder asilo político a Cesare Battisti.
Segundo Baumbach, Lula afirmou que também vai responder por carta, mas que não tem prazo para fazê-lo. A falta de prioridade do governo brasileiro para a resposta reafirma o clima, já confirmado por Lula, de que a decisão sobre o caso já foi tomada. "A decisão foi tomada e é soberana", afirmou o porta-voz brasileiro, repetindo o tom de que não há chance de reverter o asilo político concedido ao ativista italiano.
O fato da imprensa ter tido acesso prévio à carta enviada pelo presidente italiano incomodou o governo brasileiro. Subjetivamente, o porta-voz brasileiro rebateu o fato ao afirmar que a resposta de Lula a Napolitano só será conhecida quando o governo italiano assim determinar. "Não pretendemos antecipar a carta, cabe ao governo da Itália divulgá-la quando receber", afirmou.
Na carta, o presidente italiano manifestou a Lula seu "pesar" pela decisão do governo brasileiro de conceder o status de refugiado político ao ex-ativista de extrema esquerda condenado por homicídios e cuja extradição é exigida pela Itália. Na última quinta-feira, no entanto, Lula disse que a decisão de conceder asilo a Battisti é uma ;questão de soberania; e que as autoridades italianas terão de respeitá-la.