postado em 19/01/2009 19:11
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reúne-se com o presidente de Cuba, Raúl Castro, nesta segunda-feira, para assinar uma série de acordos de cooperação, como parte do relançamento das relações entre a ilha comunista e a América Latina.
Kirchner se encontrará com Raúl Castro, no final da tarde, no Palácio da Revolução, onde ambos assinarão convênios de colaboração em alimentos, ciência, tecnologia e economia de energia.
A presidente argentina chegou no domingo à ilha e, hoje, iniciou sua agenda oficial depositando flores no túmulo do herói nacional José Martí. Na terça, ela se reunirá com o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón, dará uma palestra na Universidade de Havana e participará de uma reunião empresarial bilateral.
Na quarta-feira, Cristina visita os jovens argentinos que estudam na Escola Latino-Americana de Medicina, antes de seguir para Caracas.
Empresários de ambos os países começaram, nesta segunda, uma rodada de negócios para explorar formas de investimento e comércio, que tem uma balança favorável para Buenos Aires, que exporta 100 milhões de dólares ao ano para a ilha e importa apenas três milhões de dólares, segundo números argentinos.
A viagem de Cristina faz parte da intensa agenda de visitas de presidentes da América Latina a Cuba para consolidar uma aproximação com o governo de Raúl Castro, iniciada na cúpula do Brasil, em dezembro passado.
Nesse encontro, no qual seus participantes condenaram, de forma unânime, o embargo dos Estados Unidos a Cuba desde 1962, Kirchner classificou de "histórica" a incorporação da ilha ao Grupo do Rio. Antes da cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Havana, em outubro.